Aconteceu no último dia 19/02 (sábado), no ginásio do Núcleo de Esportes e Lazer (NEL), na D. Romualdo de Seixas. O torneio denominado ‘’Profº Agostinho Maciel’’ foi uma promoção da Federação Paraense de Judô (FPAJU), teve inícioàs 09 horas marcou o início das atividades do judô paraense em 2011. Em disputa estiveram as categorias sub-13, 15, 17 e 20, Sênior Masculino e Feminino.
Durante a pesagem, ocorrida na sexta-feira (18) os judocas doaram um quilo de alimento não perecível para vítimas das enchentes paraenses.
A competição teve um peso forte, pois é obrigatória para os judocas que queriam participar do campeonato brasileiro 2011 da região I, que acontecerá em Terezina nos dias 02 e 03 de abril.
Obedecendo o regulamento, as categorias que tiverem número igual ou inferior a 4 atletas realizaram rodízio simples (todos contra todos). Nas classes em que estiveram inscritos apenas dois atletas, foi realizado uma melhor de três lutas. As categorias que tiveram número superior a 4 atletas realizaram apurações em sistema de eliminatória simples com repescagem olímpica, onde o vencedor da repescagem A e o vencedor da repescagem B fizeram um único confronto para definir o atleta 3º lugar da competição. Houve medalhas para os atletas classificados até o 3º lugar e troféus para as associações classificadas até o 5º lugar.
A programação do torneio deveria ter seguido o calendário abaixo mas devido alguns problemas de última hora houve muito atraso nas lutas, principalmente na categoria sub-15, que só terminou por volta das 18 horas.
Sub-17 às 9h30;
Sub-13 às 10h30;
Sub-20 às 11h30;
Sub-15 às 13h e;
Sênior masculino e feminino a partir das 14h.
Participaram da competição apenas os judocas e associações que estavam em dia com suas obrigações financeiras com a Fpaju.
Victória Letícia, medalha de ouro no sub-15 até 58kg
No decorrer da competição aconteceu um fato lamentável de indisciplina por parte de um senhor que agrediu verbalmente o professor Leão, da academia Veleiro. O motivo da indisciplina não se sabe bem mas deverá ser apurado. Após alguns minutos de trocas de insultos, a turma do deixa disso chegou e ficou tudo normalizado. O presidente da FPAJU, Sr. Luis Eduardo, foi ao local e tomou as providências cabíveis.
Victória Letícia em combate
Os atletas que representaram a academia Dom Quixote tiveram uma boa participação na competição, realizando boas lutas e com todos dando o melhor de cada um visando conseguir a vaga para o brasileiro da região II.
Raquel Castro, medalha de ouro no sub-15 até 47kg
Destaque para as atletas Victória Letícia (faixa roxa - sub-15 até 58kg), Raquel (faixa verde - sub-15 até 47kg) e Alexandre (faixa roxa - sub-17), que ganharam medalha de ouro em suas categorias e conseguiram classificação para o regional de Terezina, em abril.