sexta-feira, 12 de julho de 2013

Torneio e Treinamento de Campo de Judô da IX Copa Minas começam amanhã (13/7), no Minas I

Aproximadamente 900 atletas participam, neste fim de semana (13 e 14/7) do Torneio de Judô da Copa Minas. O evento será realizado na Arena Vivo e busca repetir o sucesso dos últimos anos. O torneio é reconhecido nacionalmente e faz parte dos calendários da Federação Mineira de Judô (FMJ) e da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).
Já para o Treinamento de Campo, que será realizado após o torneio, entre os dias 15 a 18 de julho, terá a participação de aproximadamente 200 atletas, de 32 entidades esportivas.
I Seminário de Judô - Também no período de 15 a 18 de julho, o Departamento de Judô do Clube realizará o I Seminário de Judô para os técnicos que tiverem atletas participando do Treinamento de Campo, após a IX Copa Minas de Judô.

Calendário - A Copa Minas Tênis Clube, em sua nona edição, conta com nove modalidades: Vôlei (feminino e masculino), Judô, Basquete, Natação, Futsal, Tênis, além das Ginásticas Artística e de Trampolim.
O Vôlei Feminino marcou a disputa para agosto, entre os dias 1º e 4, nas categorias Infanto e Juvenil, e a equipe norte-americana de Seattle já confirmou presença. O Futsal também é atração no segundo semestre, com data ainda não confirmada.
Outubro será o mês do Torneio de Basquete, entre os dias 10 e 15, nas categorias Sub-16 e Sub-13. Ainda faltam confirmar os calendários os departamentos de Ginástica (Artística e de Trampolim) e Natação.
Patrocinador: www.belodente.com.br
Fonte:  Assessoria de Comunicação Minas Tênis Clube (31) 3516-1010 ou 3516-1011  imprensa@minastc.com.br





MANIFESTO DOS CLUBES FORMADORES DE ATLETAS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS

Assessoria de Comunicação Minas Tênis Clube
(31) 3516-1010 ou 3516-1011

Os esportes olímpicos do Brasil historicamente passam por grandes dificuldades de financiamento. Os clubes mantêm quase que heroicamente o processo de formação de atletas, com o suporte dos recursos advindos de escolinhas, patrocínios de empresas e leis de incentivos / convênios oferecidos pelo poder público.
O enorme sacrifício de abnegados atletas e a persistência dos clubes produziram o atual estágio do esporte olímpico brasileiro, apesar da escassez de recursos praticamente para todas as atividades. No clube, todas as sementes são plantadas, desde as escolinhas até o estágio profissional, passando por grandes investimentos nas categorias de base. As seleções, organizadas por federações e confederações, basicamente em épocas de grandes competições, representam apenas uma nata minoritária de um conjunto muito mais amplo que nasce e cresce nos clubes todos os dias. Esses milhares de atletas e profissionais de comissões técnicas, que são apoiados por iniciativas dos clubes, às vezes até fora do conceito de responsabilidade financeira, se transformam, na maioria dos casos, em cidadãos que criaram no esporte sua segunda família.

Em 2009, oito clubes reconhecidamente formadores de atletas - Flamengo, Minas Tênis Clube, Fluminense, Pinheiros, Corinthians, Grêmio Náutico União, Vasco e Sogipa -fundaram o CONFAO (Conselho de Clubes Formadores de Atletas Olímpicos) no âmbito da CBC (Confederação Brasileira de Clubes), iniciando uma árdua luta para conseguir ajuda direta da arrecadação das loterias para o financiamento do desenvolvimento de novos campeões. Foram anos de esforços e peregrinações durante a tramitação e aprovação no Congresso Brasileiro da nova Lei Pelé (março/2011) e mais um tempo extenso até a regulamentação presidencial (abril/2013), que culminou com a conquista do acesso à receita equivalente a 0,5% da arrecadação das loterias federais para a formação de atletas olímpicos e paralímpicos no Brasil.

No entanto, este fato transformou-se recentemente em preocupação. Durante o período transcorrido entre a aprovação da lei e o decreto regulamentador, foi criada uma comissão para propor regulamentação interna da CBC quanto à distribuição de recursos. Esta comissão enviou aos 170 Clubes associados da CBC um questionário, cuja compilação de todas as informações resultou em uma proposta com critérios justos e abrangentes para todos, contemplando os objetivos da Lei. Este relatório final consolidando as pretensões dos clubes, objetivando a arrecadação de recursos para a formação de atletas em diversos níveis, foi enviado à CBC.  Porém, surpreendentemente, tal documento foi inteiramente desconsiderado pela nova direção da entidade na sua proposta final de distribuição dos recursos.
Neste final de semana, em Campinas, a Confederação Brasileira de Clubes convocou assembleia para a votação dessa proposta para divisão de recursos, em desacordo com alguns princípios que visam a formação de atletas no texto legal e os interesses dos clubes formadores.  O documento aprovado posteriormente será encaminhado ao Ministério dos Esportes. Em função da estrutura corrente de manutenção do poder montada pela direção atual da CBC, será quase impossível reverter a situação. 
Portanto, os clubes formadores:
1- Não reconhecem a atual Diretoria da CBC como representantes dos clubes formadores de atletas olímpicos e paralímpicos. Em processo pouco transparente, com indícios de irregularidades e ao arrepio da verdadeira democracia, essa Diretoria foi eleita em março/13, em sufrágio com chapa única sem a participação da maioria dos clubes formadores de atletas.
2- Receberam, surpreendentemente, somente no dia 8/7/13, a importante e complexa matéria que regulamenta a distribuição de recursos. A situação é agravada pela indefinição de parâmetros objetivos, para aprovação no dia 13/7/13, prazo extremamente exíguo para qualquer tipo de análise, o que faz não concordarmos com este procedimento;
3 - Solicitaram audiência com o Excelentíssimo Ministro dos Esportes Aldo Rebelo, para a exposição dos problemas que os Clubes Formadores de Atletas estão enfrentando, em razão dos aspectos acima relacionados.
Os clubes que investem e sempre formaram atletas continuarão lutando diariamente para o crescimento do Esporte Olímpico e Paralímpico Brasileiro.
Subscrevem os Clubes Fundadores do CONFAO:

Clube Regatas Flamengo
Esporte Clube Pinheiros
Fluminense Football Club
Grêmio Náutico União
Minas Tênis Clube
Sport Club Corinthians Paulista
E a Presidência do Conselho Superior da Confederação Brasileira de Clubes (CBC)
Iate Clube de Brasília

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Judocas paraenses participam da 9 IX Copa Minas Interclubes

O mês de julho não vai significar férias para alguns judocas paraenses. Cerca de 30 atletas vão participar da IX Copa Minas Interclubes de Judô, que acontece no próximo sábado e domingo, dias 13 e 14, na Arena Vivo, em Belo Horizonte. A competição faz parte do calendário de atividades da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).
Entre os representantes, a academia Agostinho Maciel conta com a maior esperança de medalhas: Louise Maxiene, campeã paraense 2012, quinta colocada nas Olimpíadas Escolares, campeã da Copa Internacional de Judô e terceiro lugar no Brasileiro Sub-18. Quem também viaja com boas chances de subir no pódio é Mayara Silva, de Bragança, que também foi 3º lugar no Brasileiro Sub-18.
Já no masculino, o destaque fica por conta de Luis Augusto Nogueira Filho, o Luizinho, que integra a Seleção Brasileira e acaba de ser convocado pelo COB para participar dos Jogos Estudantis, no Reino Unido, em setembro.
Fonte: MMSports

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Pará define judocas para os Brasileiros sub-13, 15 e 23.

Na manhã deste domingo, dia 30, no Ginásio Mestre Altino Pimenta, localizado na Avenida Doca de Souza Franco, o Pará definiu suas seleções para os Campeonatos Brasileiros Sub-13, Sub-15 e Sub-23, masculino e feminino. Ao todo, 78 atletas se inscreveram para tentar conseguir representar o Estado em uma competição nacional.
O destaque do evento ficou para a luta entre Milton Rafael e Luiz Eduardo Pinho, ambos da Esmac, que foi decidida no Golden Score, ou seja, uma prorrogação do tempo regulamentar, que no caso durou 13 minutos. No fim, Rafael aplicou um Ippon, a pontuação máxima do Judô, arrancando aplausos dos amigos e familiares presentes.
Eduardo Pinho, presidente da Federação Paraense de Judô, comemorou os resultados obtidos na Seletiva deste domingo. Para ele, o alto nível do judô paraense é motivo de esperança para possíveis medalhas no futuro.
– Ficamos satisfeitos com os resultados dos nossos atletas e o alto nível que foi a competição. Foram inscritos apenas os melhores, o que é uma exigência da Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Nas categorias Sub-13 e Sub-15, o Pará sempre tem resultados com medalhas, o que acaba nos deixando bem otimistas. Pelo Sub-23 e Sênior é um pouco mais complicado, pelo fato dos atletas de ponta estarem em grandes centros. Contudo, vamos disputar os campeonatos com muita esperança de bons resultados – afirmou.

Confira a lista de classificados:

Sub-13 Masculino:
Elder Cesar Conceição de Melo
Kaypo Siqueira da Silva
Rodrigo Artur Fonseca Andraus Liebold
Carlos Henrique Cardoso Moraes
Derek Edwardalves Paranhos
Ivo Silva Santos
Gabriel Nobre Barroso da Silva
(Nenhum atleta se inscreveu na categoria – 34kg)

Sub-13 Feminino:
Giovana da Silva Melido
Dariane Amanda dos Reis Maciel
Vanessa Silva Vasconcelos
Maria Luiza Martins de Almeida Lins
(Nenhuma atleta foi inscrita na categoria – 31kg)

Sub-15 Masculino:
Leandro Marley Paiva Baena                     
Emanuel Santos Silva
Eduardo de Almeida dos Santos
Jameson Adrihan da Silva Carrera
Rodolfo Soares da Silva
Luan Augusto Rebelo Nogueira
Yan Lima Ribeiro

Sub-15 Feminino:
 Lorrany Brito Pastana
Ana Beatriz Oliveira Pinto
Hamyna Maria de Nazaré Pinheiro Novaes
Luana Gabrielly Leal Gouveia
Juliany Anjos dos Santos
Caroline de Paula Souza da Costa
Nathalia do Socorro dos Santos Reis
Betania Machado da Silva

Sub-23 Masculino:
Lucas de Andrade Maia
João Marcos Brandão Lourinho
Luis Augusto da Silva Nogueira Filho
Luiz Eduardo Motta Pinho Junior
Danilo Jose Lopes Rodrigues
Paulo Victor de Souza Conceição
Geraldo Majella Gomes Costa

Sub-23 Feminino:
Luriann Morreira Cunha
Debora Beatris dos Anjos da Silva
Rosely Cristina Sena Lacerda
Mayara de Oliveira da Silva

(Nenhuma atleta se inscreveu na categoria - 63kg)

Fonte: MMSports