Primeiro dia de Competições do Brasileiro Sub 18 tem a confirmação de certezas, surpresas, torcida em polvorosa e Yuko
Sob os olhares atentos da treinadora japonesa, os novos talentos do judô brasileiro apresentaram seu judô na última oportunidade de classificação para o Mundial da categoria
O primeiro dia de competições do Campeonato Brasileiro Sub 18 foi marcado pelo equilíbrio entre os estados. Neste sábado, boa parte dos 287 atletas inscritos no certame subiram aos tatames do SESI de Simões Filho, disputando medalhas nas categorias Super Ligeiro, Ligeiro, Meio Leve, Leve, Meio Médio e Médio, nos gêneros masculino e feminino. Os estados que mais se destacou neste princípio de competições foi São Paulo, seguido de Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. Os paulistas arrebataram sete medalhas - das quais três de ouro, duas de prata e outras duas de bronze -, enquanto que sul-mato-grosensses e cariocas ficaram empatados em número de medalhas douradas e e de bronze (duas, em ambas). Porém, o estado pantaneiro conseguiu uma prata, fato que não se repetiu para os atletas da terra do Cristo Redentor.
A delegação anfitriã, da Bahia, terminou o dia com sua medalha no peito: foi o bronze de Tiago Pinho, na categoria Médio. Tiago, que empolgava a torcida presente ao ginásio como nenhum outro atleta, acabou sendo derrotado por Hugo Gonçalves, do Distrito Federal, nas semifinais. O atleta da capital nacional foi adiante e conquistou a medalha de ouro. Quem também animou o público presente foi a tímida capixaba Juliana Rodrigues. A menina, que vem conseguindo expressivos resultados internacionais como medalhas nas etapas de Pitesti e Berlim da European Cup, não teve quem parasse-a e estragasse a festa. Juliana venceu a paranaense Tainara Costa na decisão, conquisando o que foi a primeira medalha de ouro do dia.
"Quero dedicar o título ao sensei Francisney. Durante a luta, pensei até mais nele do que em mim. É imensa a emoção que eu sinto ao poder devolver, com esse ouro, a chance que ele me deu mostrando o judô para mim e me transformando numa atleta de verdade. Sem ele, talvez eu jamais tivesse conhecido o judô. Devo muito a ele", declarou a campeã capixaba, menina de origem humilde e que foi trazida ao esporte pelo professor Francisney Sperandio.
Outro atleta de quem esperava-se muito era o carioca Rodrigo Lopes. Assim como Juliana, Rodrigo atingiu o ápice de um ano já brilhante, garantindo não apenas o título nacional, bem como sacramentando a já anunciada vaga no Mundial da categoria, em Miami, no mês de agosto.
"É muito importante ser campeão nacional, dá muita experiência. Tem muitos atletas aqui que competem em alto nível e, como estou competindo lá fora, sou muito visado e todos querem me ganhar. É um excelente treino para o Mundial, pois o nível é bem parecido com os dos torneios que tenho diputado no exterior. É importante demais poder participar de uma competição desse nível", salientou Rodrigo.
Já entre os Ligeiros do naipe masculino, o favorito da categoria, o paulista Tácio Santos, que lutava para garantir sua vaga no Mundial, acabou derrotado logo em sua estréia, frente ao gaúcho Daniel Cargnin. Daniel avançou até a decisão, quando não foi páreo para o carioca Leonardo Arruda.
"Fiquei no segundo lugar em muitas das competições que eu participei. E, hoje, era o dia de ser o primeiro. Era meu dia, eu estava sentindo. Com essa medalha, o meu sonho de ser campeão olímpico continua. É o dia mais feliz da minha vida.", comemorou Leonardo Arruda.
O Paraná ficou na boca do pódio do Quadro de Medalhas, com um ouro e duas pratas. A medalha dourada da delegação paranaense veio com a líder do ranking da categoria Ligeiro, Thais Kondo.
"Essa conquista é o resultado de muito esforço. Mostra que todo o nosso suor gasto nos treinamentos compensa no dia da competição. O título do Campeonato Brasileiro Sub 18 foi o passo inicial para a seleção principal. Eu precisava desses pontos para entrar na seleção de base, então, acho que foi o primeiro de muitos passos.", disse Thais Kondo.
Os ouros paulistas vieram com Kainan Pires (Super Ligeiro), Gabriela Clemente (Meio Leve) e José Basile (Meio Médio). Os dois rapazes lideram seus respectivos rankings, Gabriela, porém, é a sexta colocada na categoria dela e, para chegar ao título nacional, teve de passar pela capixaba Brenda Faustino, a cabeça de chave número um. A sul-mato-grosensse Layana Colman, também líder em seu ranking e que havia entrado na competição com extremo favoritismo, foi outra a confirmar as expetativas e sair com o triunfo.
Quem esteve presente ao ginásio do SESI foi a treinadora japonesa Yuko Fuji, que participará ativamente dos Treinamentos de Campo que serão realizados com os atleas Sub 18 aqui, em Simões Filho, cidade da grande Salvador, entre os dias 20 e 22, na sequência do Campeonato Brasileiro. Yuko confessou ter ficado impressionada com o que viu.
"Estou impressionada. Os aletas brasileiros são muito corajosos para atacar. Muitos ajoelham com o objetivo de diminuir o ritmo do adversário. O que é muito difícil, embora você esteja ajoelhado. O atleta tem de ser realmente muito corajoso para atacar na competição. Então, fiquei muito impressionada com a coragem de atacar. Estou muito ansiosa para o trabalho aqui no Brasil. Muito mesmo", analisou a treinadora japonesa trazida ao time CBJ devido a uma parceria com o COB.
Neste domingo, as categorias Meio-Pesado e Pesado subirão ao tatame a partir das 9 horas da manhã.
Medalhistas:
Super Ligeiro:
Ouro - Juliana Rodrigues/ES; Kainan Pires/SP
Prata - Tainara Costa/PR; Lucas Benck/PR
Bronze - Victoria Cristina Tibúrcio/RJ e Laila Silva/GO; Marcelo Braga Júnior/RS e Leandro Freitas/PE
Ligeiro:
Ouro - Thais Kondo/PR; Leonardo Arruda/RJ
Prata - Bruna Silva/SP; Daniel Cargnin/RS
Bronze - Izabelly Jonas/ES e Louise Santos/PA; Yuri Lourenço/MS e Yulliver Souza/AM
Meio Leve:
Ouro - Gabriela Clemente/SP; Rodrigo Lopes/RJ
Prata - Ana Martins/RS; Rickson Pimentel/AM
Bronze - Ianele Pádua/DF e Brenda Justino/ES; Gustavo Cação/RS e Marcos Martins/MA
Leve:
Ouro - Layana Colman/MS; João Sobrinho/PI
Prata - Fernanda Freitas/PE; Rafael Sommer/RS
Bronze - Yasmin Fernandes/SP e Kamila Caixeiro - RJ; Hiago Pirolo/SP e Lélio Júnior/MG
Meio Médio:
Ouro - Ana Paula Prates/MS; José Basile/SP
Prata - Giovanna Pernoincini/RS; Antônio Araújo/PE
Bronze - Kamilla Silva/MG e Ariane Lacerda/ES; Gabriel Killes/RS e João Vitor Falqueto/ES
Médio:
Ouro - Aline Silva/SC; Hugo Gonçalves/DF
Prata - Karoline Barbeirotti/SP; Augusto Lobo/MS
Bronze - Carolina Ferraz/GO e Gratychewa Farias/MS; Tiago Pinho/BA e André Humberto/MG
fonte: CBJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário