terça-feira, 10 de março de 2009

GLOSSÁRIO DO JUDÔ


A
Área de luta - Espaço onde são disputados combates. Tem oito metros quadrados. A área de combate é um quadrado de 8m a 10m de comprimento e conta com duas marcações, que são os locais onde os judocas iniciam as lutas. A zona de perigo tem 1m de largura, e a área de segurança tem 3m de comprimento.
C
Chui - Punição equivalente a um yuko imposta ao judoca quando este comete uma falta considerada grave. Quando ocorre, o ponto é dado para o adversário
D
Dan
- Maior graduação do judô. É dividida em dez graus, representados por três cores de faixas: preta, vermelha e branca e vermelha (o maior grau).
Dojo - Área quadrada de 14 metros por 14 metros, onde os combates são disputados. É composta por uma área de luta de oito metros quadrados, uma área de perigo (em vermelho) e outra de segurança. É feito por tatames, placas de fibra vegetal.
H
Hajimê - Ordem do árbitro para o início do combate.
Hansoku-make – Punição equivalente a um ippon e que causa a desclassificação do lutador.
I
Ippon
– É o nocaute do judô e provoca o encerramento imediato da luta. Ocorre de três formas: ao se derrubar o adversário com as costas no chão; por imobilização de 25 segundos ou pela desistência do combatente, provocada por uma imobilização.
J
Judogi – Nome dado ao equipamento usado pelos judocas. É composto por uma calça e uma camisa, feitos de tecido reforçado, e pela faixa presa à cintura.
K
Koka
– Menor pontuação do judô. Equivale a um quarto de um ponto inteiro, um ippon.
Kata – Conjunto de técnicas, consideradas como os principais fundamentos do judô.
Keikoku - Penalidade equivalente a um waza-ari. O ponto é dado para o adversário.
M
Matê – Paralisação temporária da luta, após um comando do árbitro.
O
Osaekomi - Comando do árbitro para que se inicie a contagem do tempo, quando há imobilização.
0bi – É a faixa, cuja cor indica o nível do atleta.
R
Rei-ho – Define as formas de cumprimento entre os judocas.
S
Shido
- Punição por falta de combatividade, equivalente a um koka. Quando ocorre, o ponto é dado para o adversário.
U
Ukemi-no-waza
- Conjunto de técnicas para amortecimento de quedas.
W
Waza-ari – Golpe que equivale à metade de um ippon. Ocorre quando o judoca derruba o oponente, mas não realiza um ippon completo, ou quando o imobiliza por até 20 segundos.
Y
Yuko – Golpe que equivale a um terço de um ippon. Ocorre quando o judoca derruba o adversário ou o imobiliza por até 15 segundos.
Z
Za-rei
– Uma das formas de cumprimento do judô, feita em posição de joelhos. E exigida ao se iniciar ou terminar um treinamento no solo.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário