sábado, 17 de dezembro de 2011

Judô paraense buscará o 3º título em casa


A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) confirmou que Belém será a sede do Campeonato Brasileiro Regional de Judô I, em abril de 2012. A notícia foi recebida com entusiasmo pela Federação Paraense de Judô (Fepaju) porque aumenta as chances do Pará conquistar o tricampeonato brasileiro. ‘’Somos campeões de 2010 e 2011 e o tri está batendo na nossa porta’’, aposta Eduardo Pinho, presidente da Fepaju. Para ele, os excelentes resultados dos judocas paraenses em competições em nível nacional pesaram muito na escolha da capital paraense como sede do campeonato. "Nosso judô conquistou o título da competição nos últimos dois anos e tem grandes chances de conquistar o tricampeonato. Além disso, pela primeira vez, o campeonato será disputado em Belém", observa.
O Brasileiro Regional I envolve atletas do Pará, Maranhão, Piauí, Amapá e Ceará. O campeonato deve reunir cerca de 500 atletas. A delegação paraense será composta por cerca de 100 judocas. Haverá torneios seletivos para escolha dos judocas. Por outro lado, ainda não foi definido o local da competição. Eduardo Pinho, contudo, já começa a trabalhar em busca de parceria para que o campeonato seja realizado com sucesso. O dirigente, inclusive, faz balanço positivo da atuação dos judocas paraenses em 2011. "Foram cerca de 350 medalhas em competições regionais, nacionais e internacionais. Tivemos uma medalha de ouro e duas de prata no último Sul-Americano, realizado no mês passado, na Argentina", destacou.

Treino de férias dá mais condicionamento

O mês de janeiro começará forte para judocas estaduais. No período de 9 a 14 será realizado em Belém kangueiko - treino intensivo dado nas férias com forte preparação física e técnica - sob comando do professor Paulo Duarte, uma lenda do judô brasileiro. Duarte ministra kangueiko todos os anos no circuito Rio/São-Paulo. Agora vem a Belém pela primeira vez.
O sensei Paulo Duarte foi treinador de dois dos maiores judocas olímpicos de todos os tempos no Brasil, Rogério Sampaio, ouro olímpico em Barcelona, e Leandro Guilheiro, grande esperança de ouro nas próximas olimpíadas. O kangueiko será realizado na sede do Pará Clube, e são esperados cerca de 300 atletas desde a categoria sub-13 até máster de todo o Pará. 

Informações pelos fones: (91) 8221- 9913 ou 8715-9349
fonte: Amazônia Hoje - edição 18/12/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário