sábado, 11 de agosto de 2012

54º JEP's 2012 aconteceu no sábado 11/08

Foto da abertura do JEP's 2012, no ginásio do NEL.
Cerca de 850 estudantes participaram dos 54º Jogos Estudantis Paraenses, o Super Jep's, em Belém. A abertura do evento foi às 18h, no ginásio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O torneio foi finalizado neste domingo (12) com o tema “Educação e esporte caminhando pela paz”, destinado a alunos de escolas públicas e privadas e selecionou os representantes do estado para as Olimpíadas Escolares Brasileiras, que acontecerão de 6 a 15 de setembro, na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais.Os atletas já passaram pela fases local e regional do JEP's, que foram realizadas no primeiro semestre letivo. Durante a programação de abertura, cada delegação foi apresentada e participou do desfile oficial. Houve o juramento do atleta e, além da programação cultural, a pira olímpica foi acesa. Foram disputadas 10 modalidades esportivas: atletismo, basquetebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa e voleibol.

 Foto da abertura do Super JEP's 2012.

Participaram da competição estudantes com idades entre 12 e 14 anos, que integram a categoria A, de 23 municípios paraenses: Abaetetuba, Ananindeua, Barcarena, Belém, Bragança, Breves, Capanema, Castanhal, Goianésia, Igarapé-Miri, Mãe do Rio, Marabá, Melgaço, Mocajuba, Moju, Parauapebas, Portel, Rondon do Pará, Salinas, Santa Izabel, Santana do Araguaia, Santarém e São do Miguel do Guamá.

JUDÔ
Judocas Raquel Castro (E) e Victória Letícia (D), alunas dos Colégios Santo Antônio e Gentil Bittencourt, ambas campeãs da categoria Sub-15 no -53kg e -58kg, respectivamente.

Às 09:00h de sábado (11/08), no ginásio do SESI, em Belém, tiveram início as competições de Judô do JEP's 2012, na categoria “A” 12,13,14 anos (nascidos em 1998, 1999,2000). A competição é uma realização do Governo do Estado do Pará, através da SEDUC - Núcleo de Esporte e Lazer NEL. Os campeões desta etapa classificatória estarão credenciados para defenderem seus respectivos colégios e o estado do Pará nas Olimpiadas Escolares Brasileiras 2012. Lembramos ainda que foi nesta competição que a judoca Sarah Menezes, medalhista de ouro nas Olimpiadas de Londres 2012, foi revelada.

Nas fotos acima aparecem Victória Letícia e Raquel Castro ao lado da judoca Sarah Menezes, no Campeonato Brasileiro de Judô - Região I, disputado na cidade de São Luis-MA, em 2011.

A programação do JEP's 2012 seguiu o seguinte cronograma:
- 07 de agosto 2012 - 3ª feira-Entrega das fichas com peso e categoria - local: NEL
-09 de agosto 2012 - 5ª feira-Congresso técnico - hora:19:30h - local: NEL
-11 de agosto 2012 - sábado - pesagem - extra oficial : 06h às 7h - oficial: 07h às7:30h - local: Ginásio do SESI Belém.
-11 de agosto 2012 - sábado - competição - local: Ginásio do SESI Belém
09:00h - Abertura
09:30h - Inicio da categoria "A": (12,13,14 anos) mas/fem.
12:00h - Inicio da categoria "B": (15,16,17 anos) mas/fem.

 Sensei Anderson (acima) entre as duas judocas campeãs, Raquel e Victória. 
Personal treinner e auxiliar de Sensei, Mr. Lasico, entre as duas judocas.
Judoca Alexandre, filho do personal treinner "Lasico". 
Sensei Anderson (E), Fábio (pai de Raquel Castro), Raquel e o personal trainer Lasico (D), felizes com os resultados dos judocas da Dom Quixote.
Presidente da FPAJU, Sr. Luis Eduardo Pinho, ao lado das judocas Jade e Victória Letícia, durante entrega de medalhas.

O sistema de disputa obedeceu aos seguintes critérios:
- Nos confrontos com 2 (dois) participantes: melhor de 3 (três) lutas;
- Nos confrontos com 3 (três) a 5 (cinco) participantes:- rodízio simples;
- Nos confrontos com 6 (seis) ou mais participantes:- repescagem olímpica.

Todos os judocas que disputaram o JEP's 2012 tiveram excelente participação, mas gostariamos de relatar as participações dos atletas Alexandre "Lasico", Raquel Castro e Victória Letícia, judocas da academia Dom Quixote, que disputaram a competição representando os Colégios Sophos, Santo Antônio e Gentil Bittencourt, respectivamente. Em especial, destacamos o desempenho da judoca Victória Letícia (sub 15 -58kg), que viveu um drama no início desta semana, mais precisamente na segunda-feira (06), cinco dias antes do JEP's, quando sofreu uma grave contusão no ombro durante o forte treinamento que vinha realizando visando a competição. Após ser levada a um hospital da cidade, e constatado que havia sofrido uma luxação de grau 1, imediatamente contatamos o Dr. Ruy, titular da Clínica Corpo e Saúde, localizada  na Tv 14 de Abril 1529, entre Gentil e Magalhães Barata (próximo ao hospital Ophir Loyola), que prontamente iniciou o tratamento fisioterápico de recuperação da judoca. Inicialmente temia-se que a atleta não teria condições de se recuperar a tempo de competir no sábado (11). A vontade da atleta, porém, era tamanha que, com a ajuda e competência do Dr. Ruy e sua equipe, lutou bravamente e conseguiu recuperar-se a tempo de disputar o JEP's. Graças ao nosso bom Deus e ao esforço em conjunto de todos, Victória Letícia superou o trauma e conseguiu vencer suas lutas, sendo uma por Ippon e outra por Yoko. A vitória empolgante que Letícia obteve hoje deixou a todos que estavam presentes no ginásio do SESI, e que sabiam de seu drama, felizes por sua conquista e principalmente pela garra e força de vontade que teve para vencer. Alexandre e Raquel também foram campeões em suas categorias, Sub 17 -70kg e Sub 15 -53kg, respectivamente.

Victória Letícia ao lado de sua mamãe Elizabeth, ambas felizes pelo bom resultado alcançado no JEP's.

Gostariamos de agradecer ao Dr. Ruy e toda a equipe da Clínica Corpo e Saúde, pelo fundamental apoio que deram, o que possibilitou agilizar o processo de recuperação da atleta. Agradecemos também à OCRIM e ao Colégio Gentil Bittencourt pelo importante apoio dispensado para o bom rendimento da judoca. Cordiais saudações ao Sensei Anderson, técnico das judocas Raquel e Victória, e ao grande amigo e incentivador Lasíco, mais conhecido como Lázaro, que não largaram as duas judocas em nenhum momento durante esse período de preparação para o JEP's!
Tão logo tenhamos os resultados e mais fotos do evento postaremos para que todos tenham conhecimento. Caso alguém tenha outras fotos para postar é só enviar para o e-mail gerardo.monteiro@gmail.com que postaremos com todo prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário