domingo, 11 de novembro de 2012

Regras do Judô, Pontuação e Penalidades


Regras do judô
O judô nos últimos anos esta passando por novas atualizações e mudanças significativas, estamos sempre que estar a par das novas regras do judô.
Muitas pessoas reclamam das novas regras bem como a qual que foi retirada à pegada na perna, esse motivo é que os judocas começaram a abusar disso, pois eles usavam isso muito freqüente na competição e isso fugia um pouco do real sentido e significado do judô, pois o uso de força é quase sempre fundamental nisso, porém agora os atletas não precisam mais se preocupar mais com as pernas no judô, alivio para alguns e decepção para outros.
O Judô deve ter três itens para ganhar uma luta, Técnica, Rapidez e um leve toque de força. Mas o principal é a rapidez e a técnica, pois com esse dois, você poderá derrubar qualquer um não importe o tamanho ou a força do oponente, em teoria é fácil explicar, mas em pratica já é um pouco diferente, mas há uma frase para isso, ”A PRATICA LEVA A PERFEIÇÃO’‘.
Também há novas faixas no judô e varias regras novas que em breve postarei todas aqui, de preferência em vídeo ou imagem.

Regras de Conduta do Judoca

  1. Deverá sempre manter a higiene do corpo bem como: unhas cortadas, cabelo não muito extravagante bem como cabelo pintado de varias cores ou outro tipo que esteja fora do padrão comum, tomar banho regulamente.
  2. Sempre manter o judogui (kimono) sempre limpo e sem pudores.
  3. Saber dobrar o kimono corretamente
  4. Fazer a saudação ao entrar no Dojo, ao cumprimentar o seu sensei, ao convidar o seu colega para treinar, e ao termino do treino.
  5. No dojo sempre manter a disciplina e o respeito adequados ao local, sempre manter o judogui arrumado, caso esteja no chão sente das duas formas permitidas no chão que são a yagura similar a posição de índio que nós aprendemos na escola, e o seiza, que a posição de saudação no chão, não existe outro modo de se sentar.
  6. Sempre respeitar os colegas e os professores, nunca se vangloriando pela sua graduação ou pela vitória.
  7. Prestar atenção no que os superiores explicam para depois poder aplicar os conhecimentos.
  8. Não se deve sair dojo sem a autorização do sensei ou sempai ni, mas tem que ter um bom motivo para você poder interromper o seu treinamento.
  9. Nunca treinar em outra academia, pois a academia é como um clã aonde tu tem que fortalecer o teu clã e treinar a si mesmo e ajudar os colegas para serem mais forte e não ocorrer o risco de vazar informações confidenciais sobre suas técnicas ou a de seus colegas, somente com a autorização do sensei.
  10. Deverá sempre manter o dojo limpo e organizado.
  11. O dojo é considerado um local sagrado então o respeite
  12. Não se pode pegar na perna ou pé, com a exceção de ataque combinado ou contra ataques.
  13. Não pode dar socos, chutes, cabeçadas, mordidas, unhadas ou qualquer outro algo que irá ferir o oponente.
  14. Não pode pegar (agarrar) na parte interna das mangas, pois assim corre o risco de quebrar os dedos, causar uma luxação, ou seja, irá causar danos ao usuário, sendo assim tomando um hansoku make (expulso da luta e da competição, desclassificado), pois esta colocando a sua integridade e a da oponente em risco.
  15. Se jogar no chão para poder lutar, é um falta gravíssima, pois a luta no chão só inicia depois de golpe aplicado sem sucesso.
  16. Não poderá fazer nenhuma técnica de kinshi waza (técnicas proibidas), na competição ou em aula. Salvo a exceção em caso de exames de faixa.
  17. Não pode usar acessórios durante a prática do judô, não há exceções.
  18. NUNCA COLOCAR OS PÉS DESCALÇOS NO CHÃO, POIS ISSO PODE CAUSAR UMA PARADA CARDIO RESPIRATÓRIA OU CONSEQUÊNCIAS GRAVES BEM COMO A MORTE, SENDO QUE JÁ ACONTECEU ISSO EM VÁRIOS DOJOS E ACADEMIAS.
Pontuação 
IPPON: Podemos traduzir isso como golpe perfeito ou o ponto perfeito, Somente se consegue fazendo esses três itens a seguir: Técnica, habilidade e rapidez.
Wazari Awasate Ippon: são dois wazari que equivalem a um ippon.
Wazari: Seria a metade de um Ippon, ou seja, dois Wazari têm o valor de um ippon.
Yuko: Golpe de menos valor significativo
Koka: Não existe mais essa pontuação, mas era atribuída quando o atleta caia sentado.
Pontuação no chão, ou seja, ne-waza.
 
Ossae waza – imobilizações
O arbitro dirá OSSAE-KOMI, ou seja, imobilizado, o atleta esta sendo imobilizado.
 
De 15 segundos a 19 segundo imobilizando o oponente equivale a um Yuko.
De 20 segundos a 24 segundo imobilizando o oponente equivale a um Wazari.
25 Segundos imobilizando o oponente equivale  a um Ippon.

Kansetsu Waza – Técnicas de chave de braço ou articulação e Shime Waza – Técnicas de Estrangulamento
 
”Não há limite de tempo” Mas caso o arbitro veja que ambos os atletas não estão demonstrando experiência, desempenho ou que apenas uns deles esta tentando ganhar tempo para acabar logo a luta, o arbitro dirá Mate e assim ambos devem parar e voltar à posição inicial ou em pé frente a frente, assim novamente o juiz dizendo Hajime.
Também o juiz(arbitro central) pode dizer SONO – MAMA, ambos os atletas devem ficar estáticos ou seja, parado e nisso o arbitro central chamara os árbitros laterais e pedirá a opinião deles, em seguida ele dirá hajime para prosseguir com a luta.
 
 
Caso o atleta bata três vezes o com a mão ou pé (de preferência com a mão para o oponente sentir e que seja visível para os árbitros) ou que diga a palavra MAITA (pois significa desistir) bem alto.
 
Penalidades:
O árbitro não dirá chui caso seja o segundo shido e nem no terceiro shido que é keikoki, em ambos os casos o arbitro dirá shido.
 
1° Shido: Advertência
2° Shido (Chui): Falta, penalidade o seu oponente fica com vantagem de um yoko.
3°Shido (Keikoki): Equivale a um wazari para o seu oponente
Hansoku make: Violação gravíssima perde a luta e o oponente ganha automaticamente a luta.
 
Objetivos na Academia
Na academia o objetivo é aperfeiçoar o seito (aluno), para formar um bom cidadão honesto e pacifico, a aula é iniciada e nisso ocorre o Taiso (ginástica) e ATATA MARU (aquecimento antes do treino), depois disso provavelmente ocorrerá oUchi Komi (treinamento da técnica escolhida pelo Sensei ou Sempai-ni). Depois disso tudo haverá o Randori (treino de combate) que será aonde você deverá mostrar todo o seu conhecimento adquirindo ao longo dos treinos.
Shiai – Competição
Na competição o atleta deve levar de preferência o judogui branco e o judogui azul, o judogui azul serve apenas para diferencia os atletas para o arbitro e para as grandes emissoras de TV, pois ambos os atletas estão com cores diferente o que significa que as pessoas que estão de fora assistindo terão uma visão melhor e mais clara sobre os golpes.
Caso o aluno não tenha o judogui azul por qualquer seja o motivo, o arbitro usara uma faixa diferente muitas vezes vermelha por cima da faixa do atleta, para assim diferenciar.
Nas competições de alto ou médio nível será obrigatório o atleta levar ambos os kimonos.
 
No combate caso a luta termine empatada, irá para o golden score que dura em aproximadamente 1 minuto, nisso o primeiro atleta que efetuar um ponto qualquer ganhará a luta ou que algum dos atletas leve o segundo shido que vale um yoko.
Também poderá haver o HANTEI, Que significa julgamento do arbitro central e dos laterais, assim todos os arbitro terão duas bandeiras uma azul e uma branca correspondente há cor do kimono.
 
Essa pagina foi desenvolvida por Abilio Fernandes da Silva.
 
Em breve trarei mais informações.  Aceito contribuições ou dicas.
fonte: http://thebestjudo.com/regras-do-judo-pontuacao-penalidades/

Um comentário: