terça-feira, 11 de setembro de 2012

Atletas paraenses participam das Olimpíadas Escolares em MG



Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 06/09/2012 às 19:19


As Olimpíadas Escolares, maior evento do esporte estudantil, começaram nesta quinta-feira (6), na cidade mineira de Poços de Caldas. São mais de quatro mil atletas, disputando 13 modalidades esportivas individuais e coletivas. O Pará está representando com uma delegação formada por 139 atletas de vários municípios do interior. Nesta etapa os participantes têm entre 12 e 14 anos de idade.


Para chegar às Olimpíadas Escolares, os atletas passaram por etapas municipais e estaduais e participaram de eventos culturais, educativos e sociais nos locais sedes da competição. A grande expectativa da torcida paraense é a judoca Camila Ketlen, 13 anos, atual vice-campeã brasileira e que em 2013 disputa o Campeonato Sul-Americano de Judô no México. Outra que promete surpresas é Louise Santos, que também já está classificada para o torneio.


O Pará também é destaque no futsal feminino, modalidade na qual é tricampeão e já revelou atletas como Alessandra Silva, que hoje representa o Estado do Paraná. No basquete, os atletas paraenses também prometem medalhas com as seleções masculina e feminina. As equipes do vôlei e do tênis de mesa, que sempre estiveram no pódio das Olimpíadas Escolares, também prometem repetir o mesmo feito das edições anteriores. “O Pará sempre foi destaque nesta competição, e agora não será diferente”, diz o presidente da delegação paraense, Mauro Bitencourt.


A participação de equipes do interior do Estado é o grande diferencial na edição deste ano. Segundo Mauro Bitencourt, o formato da competição privilegia as escolas mais distantes, que disputam com igualdade uma vaga no evento esportivo. “Trouxemos representantes de vários municípios, que pela primeira vez estão tendo a oportunidade de participar de uma competição nacional”, ressalta.


Talentos – As competições também são palco de observação de técnicos e auxiliares que trabalham nas categorias de base em diversas modalidades esportivas em todo o Brasil, além da análise de “olheiros” internacionais. Um exemplo é o lateral direito do Paysandu, Iago Pikachu, que integrou por anos a seleção do Colégio Madre Celeste nas Olimpíadas Escolares. “Nas olimpíadas de 2011, dois atletas da seleção de basquete foram convidados para jogar na seleção do Minas Clube de Minas Gerais. As olimpíadas escolares são uma grande vitrine para os atletas”, afirma o integrante da delegação paraense Albino Pacheco.


Para incentivar os jovens atletas, o Comitê Olímpico Brasileiro usa grandes nomes do esporte do Brasil como embaixadores das competições. Neste ano, Ana Claudia Lemos (atletismo), Daniel Paiola (badminton), Clarissa dos Santos (basquete), Renato Resende (ciclismo), Sarah Menezes (judô), Angelica Kieczynski (ginástica artística), Luiz Ricardo (handebol), Leonardo de Deus (natação), Antoine Jaoude (lutas), Lígia Silva (tênis de mesa), Lenisio Teixeira Jr. (futsal), além dos irmãos Esquiva e Yamaguchi Falcão (boxe), foram os escolhidos.


A cerimônia de abertura foi nesta quinta-feira, e a partir de sexta (7) começam as competições das nove modalidades individuais: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, lutas, natação, tênis de mesa e xadrez. Na semana seguinte haverá as disputas dos quatro esportes coletivos: basquete, futsal, handebol e vôlei.


As Olimpíadas Escolares são organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura de Poços de Caldas e Governo de Minas Gerais. O evento vai até o dia 15 de setembro, no Ginásio Poliesportivo Arthur Moreira Chavez.

Texto:

Danielle Ferreira - Secom

Fone: (91) 3202-0912 (91) 3202-0912  / (91) 9117-7020/ 8272-3665

Secretaria de Estado de Comunicação

Rodovia Augusto Montenegro, km 09 - Coqueiro - Belém - PA CEP.: 66823-010

Fone: (91) 3202-0901 (91) 3202-0901 

2 comentários:

  1. A ATUAL VICE-CAMPEÃ BRASILEIRA DA CATEGORIA -40 É A TLETA LOUISE SANTOS E NÃO A KAMILLA SE VC NÃO GOSTA DA MINHA FILHA NÃO PRECISA CITAR O NOME DELA NO SEU SITE.
    E E A LOUISE SANTOS QUE VAI PARA O SUL AMERICANO 2012 NA BOLIVIA DIAS 02 Á 04 DE NOVEMBRO
    Luisa

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de esclarecer para a senhora que fez o comentário acima, ao meu ver de forma injusta e indelicada, que não foi o editor deste blog (não site!) quem escreveu a referida matéria, mas tão somente a reproduziu, visto que quem a escreveu e publicou foi a página do portal da Secretaria de Estado de Comunicação, assinada pela senhora Danielle Ferreira (Secom). Todos que são ligados ao judô sabem que a atual vice campeã brasileira é sua filha e não a Kamila, mas talvez a repórter que publicou a matéria no portal não saiba! Sugiro que a senhora use sua indelicadeza com ela e não comigo que nunca lhe fiz mal algum. Muito pelo contrário, pois sempre que pude e tive oportunidade procurei ajudar a todos do judô, independente de cara ou associação, ao contrário de outras pessoas que procuram cultivar o ódio e a discórdia, sem qualquer motivo. Fomos ao treino da IFPA na terça-feira a convite do Sensei Alan e não por outro motivo. Agora, se for para ficar trocando farpas, saiba que será a primeira e última vez que responderei tamanha falta de desportividade e indelicadeza.

    ResponderExcluir