quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Olimpíadas Escolares chegam ao fim com gratas revelações para o esporte nacional

Em dezembro, jovens de 15 a 17 anos participarão da etapa do evento em Cuiabá

Após 12 dias, as Olimpíadas Escolares Poços de Caldas 2012, para atletas de 12 a 14 anos, chegaram ao fim neste sábado. Cerca de cinco mil pessoas estiveram envolvidas na maior edição da história do evento, entre atletas, treinadores, dirigentes, voluntários. Além de inúmeros recordes na natação e no atletismo, a competição mostrou jovens atletas que deixaram de ser promessa e se transformaram em realidade para o esporte brasileiro.

- A cada ano conseguimos atrair mais participantes e estabelecer novos padrões na organização. Nosso grande desejo é ver dentro do ambiente escolar e acadêmico a formação de base que futuramente nos dará representantes em nível internacional - comentou o diretor geral das Olimpíadas Escolares Edgar Hubner.

As Olimpíadas Escolares tiveram a participação de 28 delegações, sendo 26 estados brasileiros, mais uma equipe do Distrito Federal e outra de Poços de Caldas (cidade-sede). As 13 modalidades em disputa foram atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, lutas, natação, tênis de mesa, voleibol e xadrez.

Nomes consagrados ajudaram

A participação de atletas olímpicos já consagrados também foi um dos pontos altos do evento. Dessa vez o COB convidou 11 atletas olímpicos e pan-americanos como Embaixadores para participar das atividades culturais e esportivas e transmitirem suas experiências aos novos atletas. Os Embaixadores foram a campeã olímpica Sarah Menezes (judô), Leonardo de Deus (natação), Ana Cláudia Lemos (atletismo), Lígia Silva (tênis de mesa), Clarissa Santos (basquete), Angélica Kvieczynski (ginástica rítmica), Antoine Jaoude (luta olímpica), Daniel Paiola (badminton), Renato Rezende (ciclismo), Lenísio Teixeira (futsal) e Rick (handebol).

O técnico da seleção brasileira adulta feminina de handebol, o dinamarquês Morten Soubak, eleito o segundo melhor técnico do ano pela Federação Internacional, destacou a importância do evento.

- A cada ano a competição revela novos talentos que em um futuro próximo poderão integrar as seleções brasileiras. Além disso, permite um intercambio entre atletas e técnicos de todos os estados. Essa aproximação faz do esporte a principal ferramenta na educação e socialização dos jovens - destacou Morten, que foi um dos técnicos observadores presentes ao evento juntamente com Jordi Ribera e Rogério Carreon (handebol), André Germano e Cristiano Cedra (basquete) e Percy Oncken, Vinicius Gomes, o Alegrete, Mauricio Thomas e João Luiz Klein, o Juca (voleibol).

A próxima edição das Olimpíadas Escolares, agora para atletas de 15 a 17 anos, será realizada em Cuiabá (MT), entre os dias 25 de novembro e 8 de dezembro. Em 2013, Natal (RN) receberá a etapa de 12 a 14 anos, e Belém (PA) a de 15 a 17 anos.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário