domingo, 30 de setembro de 2012

3ª Copa Parauapebas de Judô


Victória Letícia no pódium. 

Aconteceu neste final de semana a 3ª Copa Parauapebas de Judô, realizada no dia 29/09 no ginásio Poliesportivo daquela cidade. A Copa reuniu judocas de diversos municípios do estado e valeu para contagem do ranking estadual da modalidade. 

Detalhes do ginásio Poliesportivo, onde foi disputada a 3ª Copa Parauapebas de Judô.

A judoca Victória Letícia, atleta da academia Dom Quixote (Belém), participou da competição e foi campeã da categoria -64kg. Com essa conquista, Victória Letícia tornou-se tri campeã desse torneio.
Fotos: Suane Melo

As próximas competições de judô previstas pela FPAJU serão o Torneio Alfredo Coimbra (dias 06 e 07/10 em Belém), e Copa Paragominas (dias 27 e 28/10 em Paragominas-PA.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Atenção! Viagem para Parauapebas


Informamos aos usuários e demais interessados que o ônibus fretado, coordenado pela professora Aleni, que levará técnicos, atletas e responsáveis que competirão na III Copa Parauapebas de Judô, passará em frente ao prédio da Di Casa (Almirante Barroso) às 06 horas da manhã desta sexta-feira (28/09), com destino aquela cidade. A previsão é do ônibus chegar em Parauapebas no final da tarde e ir direto para o ginásio efetuar a pesagem. Demais informações sobre a viagem deverão ser solicitadas direto para a professora Aleni pelo fone 8108-1889. 
Desejamos uma boa viagem e bons combates aos atletas que disputarão a III Copa Parauapebas de Judô.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Victória Letícia, campeã de Judô

 

Postado por 
Recebemos em Santarém, a grata visita de Gerardo e Elizabeth Wanghon. Com o casal, a presença de seus 3 filhos, em férias. Vieram apreciar o peixe, as praias, e os parentes de Santarém.
 
Jorge Wanghon Filho e Victória Letícia, primos e campeões.

Na oportunidade, conheci a prima Victória Letícia. Sangue bom, a parenta é judoca e já coleciona diversos títulos em seu esporte. Fica o parabéns, para a campeã e para o seu pai, que lhe dá uma força tremenda. Corre atrás de patrocínio e dá força à filha durante a preparação e nos momentos de competição. Um exemplo a ser seguido. Com certeza, se cada pai incentivasse o filho a praticar um esporte ou desse uma força para o esporte escolhido pelo filho, seja atrás de patrocínio, seja comprando material de treino, de competição, iria prestar um serviço à vida, à dignidade e honra do futuro de seu filho. Não deixe que as drogas conquiste o seu filho, conquiste-o antes, incentive o esporte que ele escolheu, vá junto às competições. Um abraço no momento das vitórias é importante, mas abraçar, confortar e dizer o quanto seu filho é importante nos momentos em que a derrota for inevitável, é fundamental para estrutura-lo psicologicamente. A propósito, Victória Letícia é a atual campeã paraense de judô sub 15 e tri campeã brasileira região I de judô, além de ter sido vice campeã da Copa Minas de judô 2012.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Olimpíadas Escolares chegam ao fim com gratas revelações para o esporte nacional

Em dezembro, jovens de 15 a 17 anos participarão da etapa do evento em Cuiabá

Após 12 dias, as Olimpíadas Escolares Poços de Caldas 2012, para atletas de 12 a 14 anos, chegaram ao fim neste sábado. Cerca de cinco mil pessoas estiveram envolvidas na maior edição da história do evento, entre atletas, treinadores, dirigentes, voluntários. Além de inúmeros recordes na natação e no atletismo, a competição mostrou jovens atletas que deixaram de ser promessa e se transformaram em realidade para o esporte brasileiro.

- A cada ano conseguimos atrair mais participantes e estabelecer novos padrões na organização. Nosso grande desejo é ver dentro do ambiente escolar e acadêmico a formação de base que futuramente nos dará representantes em nível internacional - comentou o diretor geral das Olimpíadas Escolares Edgar Hubner.

As Olimpíadas Escolares tiveram a participação de 28 delegações, sendo 26 estados brasileiros, mais uma equipe do Distrito Federal e outra de Poços de Caldas (cidade-sede). As 13 modalidades em disputa foram atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, lutas, natação, tênis de mesa, voleibol e xadrez.

Nomes consagrados ajudaram

A participação de atletas olímpicos já consagrados também foi um dos pontos altos do evento. Dessa vez o COB convidou 11 atletas olímpicos e pan-americanos como Embaixadores para participar das atividades culturais e esportivas e transmitirem suas experiências aos novos atletas. Os Embaixadores foram a campeã olímpica Sarah Menezes (judô), Leonardo de Deus (natação), Ana Cláudia Lemos (atletismo), Lígia Silva (tênis de mesa), Clarissa Santos (basquete), Angélica Kvieczynski (ginástica rítmica), Antoine Jaoude (luta olímpica), Daniel Paiola (badminton), Renato Rezende (ciclismo), Lenísio Teixeira (futsal) e Rick (handebol).

O técnico da seleção brasileira adulta feminina de handebol, o dinamarquês Morten Soubak, eleito o segundo melhor técnico do ano pela Federação Internacional, destacou a importância do evento.

- A cada ano a competição revela novos talentos que em um futuro próximo poderão integrar as seleções brasileiras. Além disso, permite um intercambio entre atletas e técnicos de todos os estados. Essa aproximação faz do esporte a principal ferramenta na educação e socialização dos jovens - destacou Morten, que foi um dos técnicos observadores presentes ao evento juntamente com Jordi Ribera e Rogério Carreon (handebol), André Germano e Cristiano Cedra (basquete) e Percy Oncken, Vinicius Gomes, o Alegrete, Mauricio Thomas e João Luiz Klein, o Juca (voleibol).

A próxima edição das Olimpíadas Escolares, agora para atletas de 15 a 17 anos, será realizada em Cuiabá (MT), entre os dias 25 de novembro e 8 de dezembro. Em 2013, Natal (RN) receberá a etapa de 12 a 14 anos, e Belém (PA) a de 15 a 17 anos.

fonte:

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Entrevista na TV Record Belém

Victória Letícia esteve nesta sexta-feira (14/09), às 09:30h, na referida academia para participar de uma entrevista feita pela TV Record Belém.
Atendendo ao pedido do Sensei Anderson, titular da academia Dom Quixote, a judoca Victória Letícia esteve nesta sexta-feira (14/09), às 09:30h, na referida academia para participar de uma entrevista feita pela TV Record Belém. Em função da solicitação ter sido feita muito em cima da hora, pouco tempo tivemos para nos mobilizar e avisar aos demai interessados. Avisamos ao Sensei Alan Saraiva e ao presidente da Federação Paraense de Judô na esperança deles avisarem aos outros atletas que também medalharam em Poços de Caldas-MG, para que também participacem da entrevista. Victória Letícia teve de pedir dispensa de aula no Gentil Bittencourt para poder atender a essa solicitação de entrevista, enquanto que os demais atletas infelizmente não tiveram tempo hábil de participar da entrevista.
A reportagem foi conduzida pela repórter Geisa Barra e a entrevista foi ao ar na manhã desta terça-feira 17/09, no programa "Fala Pará".

Llink da entrevista http://www.youtube.com/watch?v=O3BK0H-UE5I&feature=youtu.be

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

3ª Copa Parauapebas de Judô


Regulamento: 3ª Copa Parauapebas de Judô

Campeonato Paraense de Judô 2012

Cerimônia de abertura do Campeonato Paraense de Judô 2012.
Informamos que nos dias 15 e 16/09 (sábado e domingo), aconteceu no ginásio Altino Pimenta o Campeonato Paraense de Judô 2012. Atletas da capital e do interior do estado estiveram competindo em busca de medalhas e pontuação no ranking.

Juízes da competição.

No dia da abertura oficial da competição (domingo), os atletas que se destacaram neste ano, conquistando medalhas a nível nacional, foram homenageados pela Federação Paraense de Judô, através de seu presidente Eduardo Pinho.

Homenagem da FPAJU aos atletas que medalharam e se destacaram a nível nacional em  2012. 

A judoca Victória Letícia, que sagrou-se tri campeã paraense de judô no sábado, agora pela categoria sub 15 até 64kg também foi homenageada pelo vice campeonato conquista nas Olimpíadas Escolares Brasileiras. Uma semana após ter chegado de Poços de Caldas-MG, Victória Letícia voltou a competir, dessa vez pelo Campeonato Paraense de Judô 2012, realizado no ginásio Altino Pimenta (na Doca de Souza Franco) quando venceu suas lutas por Ypon e somou importantes pontos para o ranking estadual. A TV Record de Belém gravou matéria com a atleta para provável divulgação entre segunda ou terça-feira. O jornal Diário do Pará, na edição de domingo, no Caderno Diarinho (16/09), também publicou foto da judoca ao lado de suas amigas de equipe, em Poços de Caldas-MG.

Raquel Castro, judoca da Dom Quixote, campeã da categoria sub 15 -53kg.


A partir de agora faltam apenas 05 competições oficiais de judô (Copa Parauapebas, Copa Paragominas, Torneio aberto de Fortaleza, Copa Saraiva e Aniversário da FPAJU para encerrar o calendário anual da Federação Paraense de Judô.
 
Victória Letícia, judoca da academia Dom Quixote, campeã da categoria sub 15 -64kg.

Em relação a próxima competição, teremos a realização da 3ª COPA PARAUAPEBAS DE JUDÔ, que acontecerá nos dias 29 e 30/09. A viagem será dia 28/09 e grande maioria dos atletas que disputarão essa competição vajarão por via rodoviária (cerca de 14 horas de viagem), em ônibus fretado. A confirmação da viagem precisa ser feita até quarta-feira (19/09) com a professora Aleni. 

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Entrevista da TV Record na Dom Quixote

Atendendo ao pedido do Sensei Anderson, titular da academia Dom Quixote, a judoca Victória Letícia esteve nesta sexta-feira (14), às 09:30h na referida academia para participar de uma entrevista da TV Record. Em função da solicitação ter sido feita muito em cima da hora, pouco tempo tivemos para nos mobilizar e avisar a todos os interessados. Avisamos ao Sensei Alan Saraiva e ao presidente da Federação Paraense de Judô na esperança deles avisarem ao maior número possível de atletas para que participacem da entrevista. Victória Letícia teve de pedir dispensa de aula no Gentil Bittencourt para poder atender a solicitação de entrevista, enquanto que os demais atletas medalhistas infelizmente não tiveram tempo hábil de participar da coletiva. 
A reporter Geisa Barra nos informou que a entrevista deverá ir ao ar entre segunda e terça-feira.   

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

BO 005 Campeonato Paraense de Judô 2012

BOLETIM OFICIAL Nº 005/2012 Belém, 04 de setembro de 2012.


Dando prosseguimento ao calendário de competições de 2012, a Federação Paraense de Judô vem informa-lhes que o Campeonato Paraense de judô – versão 2012, será realizado nos dias 15 e 16 de SETEMBRO de 2012 (Sábado e Domingo), no Ginásio Altino Pimenta, Av. Doca de Souza Franco, esquina da Tv Gaspar Viana, – Reduto, com a seguinte programação:


Boletim do Campeonato Paraense de Judô 2012

PESAGEM

Data: 15/09/2012 – Sábado
Hora: 08h30 às 10h30 extra-oficial e 10h30 às 11h oficial
Local: Ginásio Altino Pimenta.

Data: 16/09/2012 – Domingo
Hora: 07h ás 07h30 extra oficial e 08h às 08h30 a oficial, para os atletas que não pesarem no dia anterior.
Local: Ginásio Altino Pimenta, Av. Doca de Souza Franco, esquina da Tv Gaspar Viana, – Reduto.

Obs.: Sugerimos que os técnicos acompanhem seus atletas no momento da pesagem.

APURAÇÃO

As categorias que tiverem número igual ou inferior a 5 atletas serão realizadas rodízio simples (todos contra todos). Na(s) classe(s) em que estiverem inscritos apenas dois (2) atletas, será definida em sistema de melhor de três (3) lutas.
As categorias que tiverem número superior a 5 atletas serão realizadas apurações em sistema de eliminatória simples com repescagem a partir da quarta de final, semelhantemente olímpica, onde o vencedor da repescagem A e o vencedor da repescagem B serão declarados classificados em 3º lugar da competição.

OBS: As categorias Mirim e Infantil serão realizadas sob forma de festival.

PREMIAÇÃO

Medalhas para os atletas classificados até o 3º lugar. Troféus para as associações classificadas até o 5º lugar.

PROGRAMAÇÃO E TEMPO DE LUTA DO TORNEIO

S Á B A D O

Sub 17 a partir das 13h // 4 Minutos – GS 2 minutos
Sub 15 a partir das 14h30 // 3 Minutos – GS 1 minuto
Sub 20 a partir das 16h // 4 minutos – GS 2 minutos

D O M I N G O

ABERTURA 9h
Master a partir das 09h30 // 3 minutos – GS 1 minuto
Mirim (07/08 anos) a partir das 10h // 2 Minutos corridos
Infantil (09/10 anos) a partir das 10h // 2 Minutos corridos
Sub 13 a partir das 11h // 3 minutos – GS 1 minuto
SÊNIOR a partir das 12h // 5 Minutos – GS 3 minutos

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Embaixadores das Olimpíadas Escolares conquistam legião de jovens fãs em Poços de Caldas

Etapa 12 a 14 anosPoços de Caldas/MG 6 a 15 de setembro

A maior competição esportiva do país é um incentivo para os jovens atletas

Os 2.097 alunos-atletas que participaram das modalidades individuais das Olimpíadas Escolares 2012, para jovens de 12 a 14 anos, viveram momentos inesquecíveis ao lado dos Embaixadores presentes ao evento. Incansáveis, oito talentos do esporte olímpico nacional estiveram em Poços de Caldas (MG) para transformar os primeiros dias de competição num momento único, que jamais serão esquecidos por vencedores e vencidos da maior competição escolar do Brasil.

A mais assediada foi a campeã olímpica Sarah Menezes. A piauiense é modelo para os jovens atletas, já que despontou no cenário esportivo nas Olimpíadas Escolares. “Estive aqui não só pra incentivar essa garotada, mas porque gosto de olhar quem tem talento, quem tem golpe, quais as características de cada um. Essa garotada luta direitinho”, disse a judoca Sarah Menezes, tricampeã das Olimpíadas Escolares.

A rotina dos Embaixadores foi intensa em Poços de Caldas. Sarah Menezes acompanhou atentamente todas as competições do judô e Antoine Jaoude as da luta olímpica, modalidade estreante no programa esportivo das Olimpíadas Escolares. Leonardo de Deus foi desafiado na natação, Daniel Paiola e Lígia Silva bateram bola com os atletas do badminton e do tênis de mesa, respectivamente. Renato Rezende pedalou com os jovens ciclistas, Ana Cláudia Lemos fez a festa da garotada do atletismo e Angélica Kvieczynski, mesmo com uma tipoia no braço, mostrou toda a sua elasticidade na ginástica rítmica. De manhã, de tarde e à noite, no almoço e no jantar, os Embaixadores das Olimpíadas Escolares não desgrudaram dos sortudos jovens atletas.

“Disputei as Olimpíadas Escolares três vezes como atleta. Foi a primeira vez numa grande competição, uma experiência muito importante para mim. É muito bom ver que o investimento do esporte nas escolas está crescendo. Hoje vejo que tenho esse dever de passar a minha experiência. Incentivar, ajudar da melhor forma possível. Além disso, adoro crianças. Nos entrosamos muito bem”, afirmou o nadador Leonardo de Deus, semifinalista olímpico em Londres 2012.

A presença dos Embaixadores na cidade do Sul de Minas motivou as jovens promessas do esporte nacional, que não deram descanso a seus ídolos. Colheram autógrafos, tiraram fotos e principalmente, tiveram contato direto com os atletas olímpicos e pan-americanos, com direito a apresentações, duelos, bate-papo e muito ensinamento.

“Nunca tive uma oportunidade como essas quando era jovem. Meu primeiro contato com ídolos do esporte foi no Prêmio Brasil Olímpico, quando eu vi o Guga Kuerten, o Cesar Cielo. Naquele dia, eu mesmo ganhei um ânimo a mais para seguir o caminho no esporte. Vi que eles são de carne e osso sabe?”, resumiu Daniel Paiola, logo após trocar jogar badminton com atletas do Paraná, Ceará, Sergipe, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Enquanto os atletas que disputaram as nove modalidades individuais estão voltando pra casa, 2.387 alunos atletas que participarão das coletivas – basquete, futsal, handebol e vôlei – estão desembarcando em Poços de Caldas, nesta segunda-feira, dia 10. Eles terão as companhias dos atletas das seleções brasileiras e Embaixadores: a pivô de basquete Clarissa dos Santos, o goleiro de handebol Rik e o ala do futsal Lenísio.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo e apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Governo do Estado de Minas Gerais.

Atenção: Fotos de divulgação das Olimpíadas Escolares estão disponíveis no banco de imagens do site do COB: http://imprensa.cob.org.br/


Cerimônia de Premiação do Judô nas Olimpíadas Escolares Brasileiras

Segue vídeo da Cerimônia de Premiação do Judô nas Olimpíadas Escolares Brasileiras 2012, categoria -58kg feminino. Victória Letícia, judoca do Pará, aparece recebendo sua medalha de prata pelo vice campeonato conquistado na competição individual, realizada no período de 06 a 09 de setembro de 2012, em Poços de Caldas-MG. Além da medalha de prata de Victória Letícia, o Pará ganhou outras duas medalhas de bronze através dos atletas Ian e Mayara.



MÉDIO - FEMININO 
Estado Escola Nome Completo Classificação 
SP - EE ENOCH GARCIA LEAL SABRINA TAVARES ROSSETO 1ºLUGAR 
PA - GENTTIL BITTENCOURT VICTORIA LETICIA TEIXEIRA MONTEIRO 2ºLUGAR 
PR - EM. IRMÃ ELIZABETH WERKA CAMILLA GONÇALVES DEUSDIANTE  3ºLUGAR 
RS - ESCOLA GUANELLA GIOVANNA PERNONCINI 3ºLUGAR 
ES - ADILSON DA SILVA CASTRO  RAFAELLA PEREIRA ALVES 5ºLUGAR 
RN - IMACULADA CONCEIÇÃO MAYRA NASCIMENTO MATIAS DE LIMA  5ºLUGAR 
DF - CEF 30 CEILANDIA  LUANA COELHO DA COSTA 7ºLUGAR 
PC - CAIC JOYCE ADRIELE DOS SANTOS  7ºLUGAR 
AL - E.E.MANOEL GENTIL VALE  BARBARA SIQUEIRA DE ARAÚJO PARTICIPAÇÃO
AM - E.E. MARIA RODRIGUES  ARIEL LOHANA GARCIA ROCHA PARTICIPAÇÃO
AP - META ANANDA BRUNA PEREIRA DOS SANTOS PARTICIPAÇÃO
BA - COLÉGIO SÃO JOSÉ TAYNA CHAGAS CARVALHO DE SOUZA PARTICIPAÇÃO
CE - COLEGIO OLIMPICO DALINE FÉLIX DA SILVA PARTICIPAÇÃO
GO - COLÉGIO PREVEST ANA FLAVIA ARAUJO BORGES PARTICIPAÇÃO
MA - COLEGIO TIRADENTES  FLAVIA NAYANA DE CARVALHO LIMA PARTICIPAÇÃO
MG - E.M. VER NICANOR ATAIDE CAMILLA RODRIGUES DA SILVA PARTICIPAÇÃO
MS - E.E. CASTRO ALVES BARBARA YUMI BRANDÃO SAKANE PARTICIPAÇÃO
MT - E M DONA MARIA ARTEMIR SINDY VIVIANE SANTANA  PARTICIPAÇÃO
PB - COLÉGIO MOTIVA RUTE SANTOS DE MACEDO PARTICIPAÇÃO
PE - ESCOLA D. ANTÔNIO CAMPELO BEATRIZ DE JESUS RODRIGUES PARTICIPAÇÃO
RJ - C STA MÔNICA BONSUCESSO TAINÁ DE AQUINO FRAGA PARTICIPAÇÃO
RO - PAULO FREIRE CACOAL LUCIANA VALDEVINO FERREIRA PARTICIPAÇÃO
SC - CEM. GOV. IVO SILVEIRA MARIA EDUARDA PEREIRA DA SILVA PARTICIPAÇÃO
SE - RODRIGUES DÓREA MYLENA DE ARAÚJO SILVA PARTICIPAÇÃO

 
                                        
 
 
 
 
Victória Letícia ao lado da judoca medalha de ouro, Sarah Menezes.

Estudantes paraenses são destaque nas Olimpíadas Escolares 2012 Da Redação

Cristino Martins/Ag. Pará A atleta Marcela Salgado, do colégio Nazaré, conquistou as medalhas de ouro nos 100 metros nado costas e de prata nos 50 metros borboletaCristino Martins/Ag. Pará O judoca paraense Yan Ribeiro, do Centro Educacional Triunfo, faturou o bronze na competição, que tem a participação de quatro mil atletas de todo o paísCristino Martins/Ag. Pará No judô, a medalha de prata ficou com a atleta Victória Monteiro, do colégio Gentil Bittencourt, na categoria médioCristino Martins/Ag. Pará A delegação que representa o Pará nas Olimpíadas Escolares 2012, em Minas Gerais, é formada por 139 atletas, de diversos municípios do interior
Os estudantes paraenses têm se destacado nas Olimpíadas Escolares 2012, maior evento do esporte estudantil, que ocorre em Poços de Caldas (MG). As competições começaram na última quinta-feira (6), reunindo mais de quatro mil atletas, disputando 13 modalidades esportivas individuais e coletivas. A delegação paraense é composta por 139 integrantes, de vários municípios do interior, com idades entre 12 e 14 anos de idade.

Cristino Martins/Ag. Pará
A atleta Marcela Salgado, do colégio Nazaré, conquistou as medalhas de ouro nos 100 metros nado costas e de prata nos 50 metros borboleta

Na primeira etapa, os atletas paraenses se destacaram na natação. Marcela Salgado, do Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, bateu recorde nos 100 metros costa, conquistando uma medalha de ouro. Além disso, obteve duas medalhas de prata nos 50 metros costa e nos 50 metros borboleta. Vitor Moraes, do Cesep Maguari, faturou a medalha de bronze nos 50 metros costa.


Cristino Martins/Ag. Pará
O judoca paraense Yan Ribeiro, do Centro Educacional Triunfo, faturou o bronze na competição, que tem a participação de quatro mil atletas de todo o país

Cristino Martins/Ag. Pará
No judô, a medalha de prata ficou com a atleta Victória Monteiro, do colégio Gentil Bittencourt, na categoria médio.

No judô, a medalha de prata ficou com a atleta Victória Monteiro, do Colégio Gentil Bittencourt, na categoria médio, enquanto o bronze foi para os atletas Yan Ribeiro, do Centro Educacional Triunfo, e Mayara da Silva, da Escola Professor Mário Queiros, do município de Bragança.
Cristino Martins/Ag. Pará
A delegação que representa o Pará nas Olimpíadas Escolares 2012, em Minas Gerais, é formada por 139 atletas, de diversos municípios do interior.


Nesta terça-feira (11), começam as fases dos torneios coletivos das Olimpíadas Escolares 2012. Cada modalidade – basquete, futsal, handebol e vôlei – será disputada em quatro ginásios distintos, em três divisões: a primeira, com os oito melhores times, a segunda, com outras oito equipes, e a terceira, com as demais delegações inscritas.


Todos os detalhes relacionados à estrutura e organização do evento estão sendo observados de perto pelos profissionais e atletas paraenses que estão em Minas Gerais, pois, ano que vem, no período de 7 a 12 de novembro de 2013, Belém será a sede das Olimpíadas Escolares Brasileiras. O anúncio foi feito em março deste ano, pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em evento que teve a presença do governador Simão Jatene.


“Estamos com uma expectativa muito grande de que a capital paraense vai representar muito bem a capital do esporte. Percebemos que a estrutura que temos em Belém, comparada com a que vimos aqui em Poço de Caldas, é muito boa e capaz de oferecer qualidade, conforto e segurança para os atletas”, diz o presidente da delegação paraense, Mauro Bittencourt.


Será a primeira vez que a região Norte receberá o evento esportivo. Com isso, Belém receberá milhares de alunos de todo o país, com idade entre 15 e 17 anos. Durante os dias do evento, o Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia se tornará o “Centro de Convivência” das Olimpíadas Escolares. É nesse espaço que os participantes do evento farão as refeições e participarão de atividades de lazer. Também será montada lá a estrutura da organização do evento, promovido e coordenado pelo Comitê Olímpico.


Texto: Bruna Campos - Secom
Fone: (91) 3202-0923 / (91) 9306-0990
fonte: Agência Pará de Notícias


Secretaria de Estado de Comunicação
Rodovia Augusto Montenegro, km 09 - Coqueiro - Belém - PA CEP.: 66823-010
Fone: (91) 3202-0901
Site: www.agenciapara.com.br Email: gabinete@secom.pa.gov.br


Fique por dentro do desempenho dos atletas de todo o país que estão participando das Olimpíadas Escolares 2012.

Clique e saiba mais:

Atletas paraenses participam das Olimpíadas Escolares em MG



Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 06/09/2012 às 19:19


As Olimpíadas Escolares, maior evento do esporte estudantil, começaram nesta quinta-feira (6), na cidade mineira de Poços de Caldas. São mais de quatro mil atletas, disputando 13 modalidades esportivas individuais e coletivas. O Pará está representando com uma delegação formada por 139 atletas de vários municípios do interior. Nesta etapa os participantes têm entre 12 e 14 anos de idade.


Para chegar às Olimpíadas Escolares, os atletas passaram por etapas municipais e estaduais e participaram de eventos culturais, educativos e sociais nos locais sedes da competição. A grande expectativa da torcida paraense é a judoca Camila Ketlen, 13 anos, atual vice-campeã brasileira e que em 2013 disputa o Campeonato Sul-Americano de Judô no México. Outra que promete surpresas é Louise Santos, que também já está classificada para o torneio.


O Pará também é destaque no futsal feminino, modalidade na qual é tricampeão e já revelou atletas como Alessandra Silva, que hoje representa o Estado do Paraná. No basquete, os atletas paraenses também prometem medalhas com as seleções masculina e feminina. As equipes do vôlei e do tênis de mesa, que sempre estiveram no pódio das Olimpíadas Escolares, também prometem repetir o mesmo feito das edições anteriores. “O Pará sempre foi destaque nesta competição, e agora não será diferente”, diz o presidente da delegação paraense, Mauro Bitencourt.


A participação de equipes do interior do Estado é o grande diferencial na edição deste ano. Segundo Mauro Bitencourt, o formato da competição privilegia as escolas mais distantes, que disputam com igualdade uma vaga no evento esportivo. “Trouxemos representantes de vários municípios, que pela primeira vez estão tendo a oportunidade de participar de uma competição nacional”, ressalta.


Talentos – As competições também são palco de observação de técnicos e auxiliares que trabalham nas categorias de base em diversas modalidades esportivas em todo o Brasil, além da análise de “olheiros” internacionais. Um exemplo é o lateral direito do Paysandu, Iago Pikachu, que integrou por anos a seleção do Colégio Madre Celeste nas Olimpíadas Escolares. “Nas olimpíadas de 2011, dois atletas da seleção de basquete foram convidados para jogar na seleção do Minas Clube de Minas Gerais. As olimpíadas escolares são uma grande vitrine para os atletas”, afirma o integrante da delegação paraense Albino Pacheco.


Para incentivar os jovens atletas, o Comitê Olímpico Brasileiro usa grandes nomes do esporte do Brasil como embaixadores das competições. Neste ano, Ana Claudia Lemos (atletismo), Daniel Paiola (badminton), Clarissa dos Santos (basquete), Renato Resende (ciclismo), Sarah Menezes (judô), Angelica Kieczynski (ginástica artística), Luiz Ricardo (handebol), Leonardo de Deus (natação), Antoine Jaoude (lutas), Lígia Silva (tênis de mesa), Lenisio Teixeira Jr. (futsal), além dos irmãos Esquiva e Yamaguchi Falcão (boxe), foram os escolhidos.


A cerimônia de abertura foi nesta quinta-feira, e a partir de sexta (7) começam as competições das nove modalidades individuais: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, lutas, natação, tênis de mesa e xadrez. Na semana seguinte haverá as disputas dos quatro esportes coletivos: basquete, futsal, handebol e vôlei.


As Olimpíadas Escolares são organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura de Poços de Caldas e Governo de Minas Gerais. O evento vai até o dia 15 de setembro, no Ginásio Poliesportivo Arthur Moreira Chavez.

Texto:

Danielle Ferreira - Secom

Fone: (91) 3202-0912 (91) 3202-0912  / (91) 9117-7020/ 8272-3665

Secretaria de Estado de Comunicação

Rodovia Augusto Montenegro, km 09 - Coqueiro - Belém - PA CEP.: 66823-010

Fone: (91) 3202-0901 (91) 3202-0901 

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Notícias das Olimpíadas Escolares direto de Poços de Caldas

 Portal de entrada da cidade.
Bom dia!
Informamos aos amigos que já estamos na bonita e agradável poços de Caldas, cidade sede onde acontecerão as Olimpíadas Escolares Brasileiras 2012 (categoria 12 a 14 anos), entre os dias 07 e 15/09.


Chegada no hotel.

Por volta das 19 horas de ontem (terça-feira 04/09), as judocas Victória Letícia e Raquel Castro chegaram com um dia de antecedência no Hotel Nacional Inn. A partir das 12 horas de 05/09, as atletas seguirão para o Hotel Nacional Village, onde se juntarão com os demais atletas da delegação paraense que lá ficarão hospedados mas que só deverão chegar na cidade no final da tarde desta quarta-feira (05).

Fachada parcial do hotel. 

Poços de Caldas é uma cidade serrana e no momento encontra-se com o um clima bem agradável, cerca de 18° no período noturno e 22° pela parte do dia. Os hoteis da cidade estão todos lotados em função do feriado da semana da pátria e também por causa das Olimpíadas Escolares Brasileiras. Quem estiver vindo para Poços de Caldas deverá se precaver e trazer roupas de frio.
Conhecendo o hotel e o lazer.

O chefe da delegação paraense, Sr. Mauro, está representando o NEL e desde sexta-feira 01/09 encontra-se em Poços de Caldas para agilizar detalhes de hospedagem e deslocamentos da delegação. Alguns pais de atletas também encontram-se na cidade para dar apoio aos seus filhos e também ajudarem a delegação no que for possível.
Em breve retornaremos com outras notícias das olimpíadas.


Mauro, chefe da delegação do Pará nas Olimpíadas.